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Perda de energia

Energia perdida. É observada a diferença entre a energia fornecida e a energia consumida. Sistemas de aquecimento modernos da Weishaupt reduzem as perdas de energia a um mínimo com a utilização de trocadores de calor eficazes e um excelente isolamento térmico.

Perdas por gases de combustão

Perdas por gases de combustão são partes da energia não aproveitada do combustível utilizado (p.ex. óleo combustível ou gás natural). Quando gases de combustão de alta temperatura são lançados pela chaminé sem ser aproveitados, fala-se de perdas por gases de combustão. Para aproveitar a maior parte deste calor e/ou desta energia remanescente, são utilizados sistemas de aquecimento de baixa temperatura.

Perdas por radiação e convecção

Estas perdas de energia ou perdas do combustível disponibilizado ocorrem, p.ex., quando parte da instalação perde calor devido a peças não isoladas ou à dissipação através da própria isolação. Isto vale especialmente para tubulações e partes não isoladas dos circuitos de água e de aquecimento.

Perdas por resfriamento

Perdas por resfriamento são partes de energia não aproveitadas. Podem surgir quando, na parada do queimador, a caldeira dissipa o calor remanescente pela tubulação dos gases de combustão. A instalação de dampers específicos no sistema de saída dos gases de combustão ou na entrada de ar do queimador podem reduzir estas perdas consideravelmente e, com isso, aumentar a eficiência da combustão.

Poder calorífico

Determina a quantidade de calor liberado pela combustão completa de um metro cúbico de gás (em condições normais) ou de um quilograma de óleo combustível, estando toda a água resultante em estado gasoso. A unidade utilizada é kWh/m3 ou kWh/kg, e na forma abreviada Hi.

Pré-aquecedor de óleo

Um pré-aquecedor de óleo é um componente que melhora a viscosidade dos óleos combustíveis. Quando aquecido o óleo flui melhor. Pré-aquecedores são utilizados, p.ex., na queima de óleo pesado, visto que a viscosidade destes óleos não permite a atomização nos bicos do queimador. Também nos queimadores menores, como p.ex. WL5-purflam, o óleo combustível é aquecido para que a atomização fina do óleo seja alcançada também após longo tempo de parada e com temperaturas ambiente baixas. As vantagens são um consumo menor do combustível (e com isto capacidades menores), uma combustão aperfeiçoada com menores emissões e um melhor comportamento na partida.

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