Please select a page template in page properties.

O Grupo Weishaupt na Feira ISH Energy 2019 em Frankfurt

Como parte da principal Feira Internacional de Comércio ISH Energy 2019 em Frankfurt, o Grupo Weishaupt apresenta sua extensa gama de produtos e serviços para parceiros especializados, em um estande de 2.600 metros quadrados no novo Hall 12.0 sob o lema “próximo & personalizado”.

O Grupo Weishaupt conta com mais de 3.500 colaboradores e é empresa líder do mercado de queimadores, sistemas de aquecimento, bombas de calor, sistemas solares e automação de edifícios.

A empresa fundada em 1932 está estabelecida atualmente como Holding: o Grupo Weishaupt possui três companhias sob sua direção, as quais atuam nas áreas de tecnologia de energia (Weishaupt), exploração de energia (BauGrund Süd) e gerenciamento de energia (Neuberger Gebäudeautomation).

Na ocasião da Feira Internacional ISH Energy 2019 em Frankfurt, o Grupo Weishaupt apresentou sua extensa gama de produtos e serviços. As seguintes linhas de produtos das três áreas de negócios da Weishaupt foram apresentadas em detalhes:

Tecnologia de energia:

  • sistemas de condensação a gás para instalação suspensa com potência de 2 até 800 kW com os respectivos componentes;
  • caldeiras de condensação a gás para instalação no piso com potência de 2 até 1.200 kW com os respectivos componentes;
  • caldeiras de condensação a óleo para instalação no piso (com potência de até 45 kW) com os respectivos componentes;
  • bombas de calor compactas e altamente eficientes para as fontes de energia ar, terra, água (potência de até 180 kW);
  • bombas de calor Split (até 16 kW);
  • sistemas solares, incluindo componentes e acumuladores/estações;
  • sistemas de regulagem e controle remoto;
  • queimadores a gás, a óleo e duais com gerenciamento digital de combustão (até 32.000 kW), também aplicável para operação simultânea a partir de 1 MW;
  • variada prestação de serviços para especialistas em aquecimento e escritórios de engenharia em assessoria, projeto/planejamento, pedidos, fornecimento, instalação/comissionamento e assistência técnica.

Exploração de energia:

  • perfuração de sondas geotérmicas geoplus®;
  • perfuração de poços hydroplus®;
  • controle de qualidade automático da vedação anular.

Gerenciamento de energia:

  • tecnologia de controle e automação de edifícios

 

1. Tecnologia de condensação

1.1 Novo: Equipamento de condensação a gás Thermo Condens WTC-GW 80/100-A

Com os novos equipamentos de condensação a gás WTC-GW 80/100-A a Weishaupt amplia o espectro de potência de seus sistemas de condensação para instalação suspensa dos atuais 60 kW para 100 kW – em cascata até 800 kW.

A alta qualidade dos novos equipamentos começa já com a carcaça. Graças à suspensão de alta qualidade e ao dispositivo de nivelamento, os equipamentos podem ser alinhados de forma exata e rápida. A parede traseira do cabo garante uma fiação simples e limpa e a tampa chanfrada a acessibilidade ideal. O sistema eletrônico (lado direito) é protegido contra respingos de água, sendo separado do sistema hidráulico e mecânico (lado esquerdo).

O trocador de calor de alto desempenho é feito de liga alumínio/silício de alta qualidade. Destaca-se pela alta condutividade térmica (6, 7 vezes melhor que aço inoxidável), eficiência, robustez e durabilidade. Generosas aberturas para limpeza possibilitam fácil manutenção dos equipamentos.

O sistema Weishaupt SCOT autocalibrável (Safety Combustion Technology) garante ótima qualidade de combustão, mesmo com diferentes composições do gás combustível. A largura de banda de modulação dos novos dispositivos cai para 14,4 kW (em 50/30 °C).

As configurações possíveis de sistema são limitadas através dos componentes conectados, usando-se o assistente de comissionamento. Tudo o que resta a ser feito é selecionar o sistema hidráulico relevante. Então, todos os parâmetros e saídas de comutação são definidos automaticamente. Isso facilita o comissionamento, economiza tempo, aumenta a segurança funcional e evita erros de configuração.

O sistema modular de gerenciamento de energia (WEM) da Weishaupt é universalmente aplicável e expansível – mesmo com sistemas complexos. Graças à interface LAN de série e ao portal de gerenciamento de energia Weishaupt, o novo equipamento de condensação a gás pode se comunicar de forma fácil e segura através da internet com o computador, Smartphone ou Tablet. Assim são mantidos os elevados padrões de segurança atuais.

1.2 Novo: Caldeira de condensação a óleo Thermo Condens WTC-OB B (20-35 kW)

Após a introdução do WTC-OB 18-B em 2018, está disponível agora também as faixas de potência 25, 30 e 35 kW da caldeira de condensação a óleo na nova geração. Nas novas caldeiras trabalham os queimadores azuis Weishaupt purflam®, pré-configurados de fábrica.

Esse faz a comutação para o nível 1 ou 2 de acordo com a exigência de calor e é particularmente econômico com óleo Diesel.

O trocador de calor de alta potência, feito de liga alumínio/silício, é completamente isolado termicamente e garante uma eficiência energética anual de até 92%. Isso corresponde à classe A de eficiência energética. As grandes seções transversais livres e a acessibilidade frontal permitem fácil manutenção da caldeira.

Graças à combinação integrada de abafador de ruídos para gás de exaustão e ar de captação, o funcionamento é extremamente silencioso. Há também uma combinação de filtro de óleo e ventilador de fácil manutenção dentro do revestimento da caldeira.

 

2. Bombas de calor

2.1 Novo: Bomba de calor bicloco ar/água WWP LB (10 kW)

A nova bomba de calor modular bibloco ar/água Weishaupt WWP LB está disponível com faixa de potência de 3 até 10 kW. Excepcional é seu funcionamento extremamente silencioso e eficiente, assim como a unidade exterior moderna e atraente. A unidade exterior, em novo design, possui um evaporador com área de recepção de 45 metros quadrados e um revestimento especial BlueFin para maior proteção contra corrosão. As aletas com fluxo otimizado e o inovador ventilador em forma de asa de coruja garantem um funcionamento particularmente suave. São alcançados 35 dB (A) a uma distância de apenas 1,5 metros. Isso corresponde aos requisitos mais rígidos de ruído do TA (valor limite em áreas estritamente residenciais e de spa). A válvula de expansão eletrônica com início rápido também traz alta eficiência.

Um compressor scroll com um condensador rápido está embutido na unidade interna, o que significa um funcionamento extremamente suave, alcance rápido de valores nominais e durabilidade. Graças à injeção de vapor e ao trocador de calor adicional com válvula de expansão eletrônica, a nova bomba de calor bibloco trabalha em temperaturas externas de até -22 °C e fornece temperaturas de entrada de até 65 °C. O equipamento de alto padrão conta de série com sistema de drenagem, sistema de separação de lodo, sistema de resfriamento completo, sensor de fluxo volumétrico com contagem da quantidade de calor, assim como um segundo gerador de calor para aquecimento e água quente.

A operação da nova bomba de calor ocorre de maneira intuitiva através de um dispositivo de sistema com display colorido e barramento de funções LED. Através do assistente de comissionamento integrado, o instalador coloca a bomba de calor em funcionamento de forma fácil e rápida.

2.2 Novo: Operação intuitiva para todas as bombas de calor monobloco Weishaupt

No futuro, a Weishaupt oferecerá todas as bombas de calor monobloco com operação intuitiva por meio de uma tela touch colorida de 4,3 polegadas com barras de função LED. A nível de usuário, existe uma função simples calor/frio. Adicionalmente, são exibidos: data/hora, temperatura de entrada, da água quente e temperatura externa, status da bomba de calor, assim como a seleção de nível. As barras verdes de função LED, juntamente com o display touch, sinaliza adicionalmente, que a bomba de calor trabalha livre de falhas.

 

3. Acumuladores e estações

3.1 Novo: Estação coletiva WHI apartment

A nova estação coletiva Weishaupt WHI apartment, com controle eletrônico, reúne as funções de transferência de calor, aquecimento de água potável e registro de consumo em uma única unidade pronta para instalação.

Cada vez mais empreiteiros, arquitetos e empresas especializadas estão contando com estações coletivas para apartamentos tanto em edifícios novos, quanto em prédios existentes. Razão é a alta higiene da água potável, bem como a compatibilidade com equipamentos de condensação e bombas de calor. E no formato compacto de um gabinete de distribuição. Áreas de aplicação são, por exemplo, pequenos prédios de apartamentos e todas as construções com altas exigências em higiene de água potável.

 

4. Queimadores a gás, a óleo e duais

4.1 Novo: Regulagem de rotação e de O2 para queimadores compactos da linha W

A Weishaupt oferece agora as tecnologias de economia de energia, regulagem de rotação e de O2, também para seus queimadores compactos da linha W (até 570 kW).

A regulagem de rotação do motor do ventilador garante redução significativa da absorção de energia (até 70%) e da emissão de ruído (até 9 dB(A)), assim como um arranque suave do queimador. A regulagem de O2 resulta em economia de combustível, valores de combustão constantes, como também uma supervisão segura.

4.2 Novo: Ampliação de produto, tecnologia Ultra LowNOx PLN e 4LN+ARF

Considerando as exigências legais cada vez mais rígidas no que diz respeito às emissões de NOx, tanto na Europa, como também em países como China e Estados Unidos da América, a Weishaupt expande seu programa para queimadores Ultra LowNOx. Com os queimadores a gás WM-G30 (até aprox. 4.200 kW), a Weishaupt amplia seu portfólio com queimadores PLN. PLN significa Premix-LowNOx – um sistema, que combina a pré-mistura com combustão de superfície. A vantagem essencial desse sistema de combustão é conseguir utilizar câmaras de combustão com geometrias significativamente reduzidas, além das caldeiras usualmente disponíveis no mercado, podendo ser alcançados valores de NOx abaixo de 20 mg/kWh. Com o queimador a gás WM-G50 (até 11.000 kW) e os queimadores duais WM-GL20 (até 2.000 kW), respectivamente WKmono-GL80 (até 17.000 kW), a Weishaupt expande seu programa na versão LowNOx 4LN com recirculação do gás de combustão (ARF), os quais atingem valores NOx abaixo de 30 mg/kWh (em operação a gás). A versão 4LN dispõe de um sistema de recirculação do gás de combustão, cujos componentes de regulagem são integrados ao queimador. Câmaras de mistura especialmente coordenadas e gerenciamento digital de combustão garantem que os atributos testados e comprovados, como ignição confiável, alta estabilidade de chama e comportamento operacional seguro, sejam mantidos.

 

5. Automação de edifícios da Neuberger para requisitos elevados

Informações detalhadas sobre novos produtos, você encontra em www.neuberger.net

 

6. Geotermia próxima à superfície: a gama de serviços da BauGrund Süd

6.1 As sondas geotérmicas geoplus®

Calor geotérmico é uma fonte de energia sustentável e amiga do meio ambiente. A BauGrund Süd é empresa líder na Europa no ramo de geotermia de superfície, que, graças à sua competência e experiência, é capaz de ofertar serviços de maneira transparente e sem erros para proprietários de edifícios e empreiteiros de aquecimento.

Uma sonda geotérmica geoplus® da BauGrund Süd é sempre um projeto completo, que inclui todas as etapas de trabalho, desde a análise do local até a conexão à instalação de bombas de calor. Isso também é válido para os custos.

6.2 A instalação de poços hydroplus®

Quando se fala em bombas de calor, a água subterrânea é a fonte de energia mais eficiente entre todas. Um sistema de bombas de calor água/água da Weishaupt pode fornecer até cinco vezes da energia elétrica utilizada. Pré-requisito é um poço térmico construído de maneira profissional, garantindo o uso permanente da fonte de energia proveniente de águas subterrâneas. Para isso, a Weishaupt dispõe de sua subsidiária BauGrund Süd. Empresa líder da Europa em energia geotérmica próxima ao solo, também possui conhecimento e as habilidades para fazer uma oferta transparente e segura para sistemas de poços térmicos.

6.3 Controle de qualidade automático da vedação anular

As sondas geotérmicas geoplus® da BauGrund Süd oferece agora o controle de qualidade automático da vedação anular. O uso de material de preenchimento marcado e tecnologia de medição precisa certifica que a vedação do espaço anular foi adequadamente fabricada.

A vedação anular é um detalhe extremamente importante em uma instalação de sondas geotérmicas. O espaço entre a parede do poço e a sonda geotérmica é "prensado" com um material de construção especial. A compressão garante uma conexão térmica ideal entre a sonda geotérmica e o solo circundante. É possível também, evitar de forma confiável a conexão indesejada entre duas camadas subterrâneas, o chamado "curto-circuito hidráulico".

A maioria das deficiências conhecidas de um sistema de sonda geotérmica pode ser atribuída à má vedação do espaço anular. Nisso não se pode economizar.

Up