Please select a page template in page properties.

Dicionário de termos técnicos. A tecnologia de calor,
explicada de forma simples.

Tudo sobre aquecimento. De A a Z

Quando se fala em aquecimento, existem alguns termos técnicos, que valem a pena ser explicados. Tudo o que você precisa saber, pode encontrar aqui. Organizado em ordem alfabética.

Caldeira

Dispositivo de transferência térmica, que converte a energia de um combustível em trabalho.

Caldeira de aquecimento

Equipamento que transfere o calor da combustão para a água de aquecimento. Aquecedores da nova geração da Weishaupt reduzem as perdas de energia ao mínimo, através de trocadores de calor eficazes e um excelente isolamento térmico.

Calor de condensação

Calor adicional presente nos Gases de combustão . Através do resfriamento dos Gases de combustão , forma--se condensação, que libera energia adicional. No caso do gás natural o potencial adicional – relativo ao poder calorífico – corresponde a 11%, no GLP cerca de 9% e no óleo Diesel 7%.

Câmara de mistura

Componentes mecânicos na parte frontal do queimador, que garantem uma mistura perfeita de combustível e Ar de combustão .

Circuitos de aquecimento

Sistema para abastecimento de calor em edifícios. Fazem parte as tubulações, os radiadores ou aquecimento de pisos, bem como as bombas eletrônicas de circulação (Bombas de circulação ).

CO

Gás tóxico, que se forma durante a combustão de substâncias, que contêm carbono. Através da correta configuração do queimador, pode-se praticamente impedir sua liberação.

CO2

Gás que se forma durante a combustão de substâncias, que contêm carbono. O aumento do Dióxido de carbono  na atmosfera terrestre causa mudanças geoclimáticas. A elevação da temperatura da Terra também é chamada de Efeito estufa . As Emissões  de Dióxido de carbono  podem ser minimizadas com a diminuição do consumo de combustível.

Combustíveis

Óleo Diesel, gás natural, gás liquefeito (GLP), biogás e etc. são usados como Combustíveis  e são substancialmente cadeias de hidrocarbonetos. Seu conteúdo energético torna-se utilizável durante a combustão com o ar.

Compressor

Em uma bomba de calor, o Compressor  pressuriza o Fluido refrigerante . Dessa forma, é alcançado o nível de temperatura necessário para fins de aquecimento.

Condensador

O Condensador  é um Trocador de calor  dentro de uma bomba de calor. Ele condensa o Fluido refrigerante , liberando energia em um sistema de aquecimento.

Convecção

Transporte de energia através de um fluido em movimento (ar, água, Gases de combustão ). Muitas vezes esse termo é usado no contexto de radiadores. O ar do ambiente se move ao longo da superfície quente do radiador. Através desse movimento a energia é transferida.

Curva de aquecimento

Através da Curva de aquecimento  (ou curva de temperatura), é ajustada a temperatura da Caldeira  em relação à temperatura externa. Quando a temperatura externa está baixa, a temperatura da Caldeira  sobe. O ajuste da Curva de aquecimento  é muito importante para a eficiência do aquecimento e é controlado com precisão na manutenção.

Up