Please select a page template in page properties.

Regulamentação complexa: forno de ensaios para testes de resistência ao fogo

O vidro é um importante elemento de design da arquitetura. E não apenas para fachadas, mas também no interior das construções. Pontos-chave são luminosidade e transparência. No entanto, também podem ocorrer incêndios em edifícios. Por isso, os prédios mais altos são divididos em zonas de proteção contra incêndios. As portas entre as diferentes zonas também são frequentemente de vidro. Estas portas de vidro precisam ser resistentes ao fogo até cerca de 1100 °C. Os vidros devem ser previamente testados e certificados para garantir que sua utilização seja segura.

O laboratório de testes de resistência ao fogo da Glas Trösch-Fireswiss, em Buochs, na Suíça, é credenciado para realizar esses testes de certificação. Ele dispõe de um forno de ensaios vertical de 4 x 4 m, aberto na parte frontal, no qual os vidros são fixados em uma estrutura. No forno de ensaios estão instalados seis queimadores a óleo Weishaupt monarch® WM-L 20, cada um com capacidade de modulação de 150 a 600 kW.

Um forno de ensaios não é uma caldeira – esse é o ponto crucial. Em uma caldeira, o sistema de monitoramento de chama do queimador detecta sua chama – caso ela desapareça durante a operação, o queimador entra em modo de falha. No forno da Glas Trösch, porém, há seis queimadores em operação. Se a chama de um queimador se apagar devido a uma falha, a supervisão de chama não consegue detectá-la, uma vez que existem outras chamas. A Weishaupt desenvolveu um monitoramento duplo de chama para esse caso específico. Ele garante que cada queimador reconheça apenas sua própria chama como sinal de chama, independentemente da luz dos outros queimadores na câmara de combustão.

O sistema de controle/regulação da Weishaupt permite reproduzir com precisão a curva de temperatura nominal do respectivo procedimento de teste a qualquer momento e, graças ao registro contínuo de todos os dados ao longo dos anos, recuperar as mesmas configurações para cada queimador em testes recorrentes.

Dados
Projeto
Forno de ensaios para testes de resistência ao fogo, Buochs, Suíça
Produto
6 queimadores a óleo
Tipo
monarch® WM-L 20
Potência
6 x 150-600 kW
Aplicação
Calor de processo

Sede da empresa Glas Trösch AG em Buochs, na Suíça.

O forno de ensaios aberto com um total de seis queimadores a óleo Weishaupt monarch® WM-L 20.

O forno de ensaios em funcionamento. À frente do vidro de teste, os sensores com seus cabos. (Foto: Glas Trösch AG)

Dois dos seis queimadores a óleo Weishaupt monarch® no forno de ensaios.

A sala de comando com o controle/regulação dos queimadores para o teste.

Up