
Fábrica da Nestlé em Biessenhofen: nova sala de caldeiras
Muitas etapas de produção na fábrica da Nestlé em Biessenhofen (Allgäu) exigem vapor: por exemplo, ele é usado na esterilização, no aquecimento de produtos e em vários processos de secagem.
Desde 2016, uma nova sala de caldeiras nas dependências da fábrica fornece as quase 100.000 toneladas de vapor consumidas anualmente. O coração da instalação são duas caldeiras com queimadores a gás Weishaupt modelo WKmono-G80, que funcionam como geradores de energia. Esses grandes queimadores, equipados com controle de rotação e de oxigênio, têm uma potência de combustão de 13 megawatts cada e geram menos de 100 miligramas de óxidos de nitrogênio (NOX) por metro cúbico de gás de exaustão.
Em Biessenhofen, a Nestlé produz principalmente alimentos para bebês e crianças pequenas. A fábrica, com 800 colaboradores, é um centro de excelência em fórmulas infantis hipoalergênicas dentro da empresa global.
O investimento em novas tecnologias deu início a uma nova era na unidade da Nestlé. As caldeiras com queimadores a gás substituíram os sistemas a carvão dos anos 1950 e 1960. Com essa medida, a Nestlé reduziu as emissões de dióxido de carbono na fábrica em 12.000 toneladas por ano.
A empresa escolheu os queimadores de grande porte da Weishaupt principalmente devido à alta qualidade do produto – por exemplo, as carcaças dos queimadores são feitas de alumínio fundido – e às baixas emissões de dióxido de nitrogênio. A unidade de Biessenhofen já tinha experiência com os produtos do fabricante de tecnologia energética de Schwendi: há muito tempo, é utilizado um queimador Weishaupt para aquecer o ar de secagem na produção.